Processos de Aprendizagem

Sempre ouvi dos profissionais da área de educação, da falta de tempo para se aprimoram . Sempre tão focados em sua pesada rotina que não tem tempo para se dedicar aos seus estudos.

A quarentena trouxe uma infinidade de cursos gratuitos, mas o trabalho dos profissionais da educação aumentou muito também, e a justificativa de falta de tempo para se aprimorar continua.

Então hoje, trago aqui um assunto que talvez muitos profissionais da área já conheçam, mas que gostaria de relembrar: O Processo de Aprendizagem e a importância da Educação Continuada.

O psicólogo americano Abraham Maslow desenvolveu uma teoria denominada “Os quatro estágios do Aprendizado de qualquer nova Habilidade”. E ele diz que, cada pessoa só avança ao estágio seguinte após satisfazer a necessidade do estágio anterior.

 Vamos entender estes quatro estágios:

1º: Incompetência Consciente: Neste estágio não fazemos ideia de que aquele novo conhecimento exista, ou possa vir a fazer parte do seu crescimento.

2º: Incompetência Consciente: Neste estágio reconhecemos nossa incompetência em algo e nos dedica ao processo de valorização do conhecimento a ser adquirido. É a fase que desenvolvemos o Growth Mindset (a mentalidade do crescimento).

3º: Competência Consciente:  Nesta fase entendemos ou sabemos como fazer algo. Conseguimos executar as novas habilidades adquiridas na fase dois, mas ainda devagar e com muita atenção.

4º: Competência Inconsciente: Nesta fase o conhecimento foi consolidado e executamos as novas habilidades de maneira natural.

Por isto a educação continuada é tão importante. A prática leva ao aperfeiçoamento contínuo.

E aí fica minha pergunta. Você tem se aperfeiçoado? Tem se desenvolvido, potencializando suas competências e habilidades para conseguir melhores resultados?

Pense sobre este assunto e tenha um ótimo domingo!!

Como uma mentoria pode ajudar profissionais de educação a crescerem

Você sabe o que é mentoria? Sabe identificar quando você precisa de um mentor? Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo vou tratar deste tema e te ajudar neste percurso. Com certeza você já ouviu o termo mentoria e mentor. Mas você sabe exatamente o que é? Para esclarecer , vou começar definindo oContinuar lendo “Como uma mentoria pode ajudar profissionais de educação a crescerem”

Business Agility em instituições de ensino

Você já ouviu falar em Business Agility? Segundo Evan Leybourn – fundador e CEO do Business Agility: “Agilidade de Negócio é a capacidade e a vontade de uma organização de adaptar, criar, e potencializar a mudança para o benefício de seus clientes!” E como este conceito se enquadra nas instituições de ensino, considerando que, paraContinuar lendo “Business Agility em instituições de ensino”

Instituições de Ensino Superior inovadoras

Quais as características de uma instituição de ensino inovadora? Para que uma instituição de ensino seja inovadora, não pode haver apenas um projeto. A instituição, como um todo, deve ser inovadora. Podemos dividir a inovação em três áreas: pedagógica, processos e gestão educacional e, por fim, infraestrutura (espaços). Para que tenhamos uma instituição contemporânea, queContinuar lendo “Instituições de Ensino Superior inovadoras”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: