Boa prática para aumentar retenção no ensino superior

Os números de evasão dos estudantes no ensino superior são altos e que vários são os motivos desta evasão.

Apresentarei aqui algumas práticas que auxiliam na retenção dos estudantes.

1º: Comece o trabalho de retenção de alunos desde a captação:  O momento da matrícula deve encantar o aluno e não ser chato e burocrático como é na maioria das vezes. Ressaltar todos os diferenciais da IES é muito importante.

2º: Ofereça soluções para pendências financeiras: As pendencias financeiras são os maiores motivos de evasão no ensino superior. É importante ter uma política de inadimplência clara e objetiva. É importante também ter soluções paliativas, para momentos adversos como este de pandemia que vivemos.

3º: Atenção às necessidades dos alunos: Disponibilizar meios para que os alunos possam dar sua opinião e apresentar sugestões, de forma que se sintam efetivamente ouvidos e representados, além da avaliação institucional.

4º: Análise das transferências: Analisar para quais instituições os alunos estão solicitando transferência é muito importante. Avaliar se é em função de preço, localização, qualidade dos cursos, falta de algum curso. Estas informações podem auxiliar na melhoria da IES e consequente aumento da retenção.

5º: Invista em relacionamento para melhorar a retenção de alunos: Investir em relacionamento é primordial, inclusive para as instituições de ensino.  As redes sociais são ótimas formas para este relacionamento. Invista nelas, colocando conteúdos de interesse dos alunos. Além das redes sociais, os eventos aumentam muito o relacionamento aluno x IES, aumenta também o engajamento dos alunos. Semana de cursos, competições acadêmicas, congressos, são exemplos de eventos que atraem a atenção dos estudantes.

Você colocaria alguma outra ação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: