A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Com a presença crescente da tecnologia dentro das instituições e organizações, o conceito de inovação parece ter se tornado seu sinônimo imediato. Mas o simples investimento em ferramentas resolverá os desafios de inovação na educação para uma instituição de ensino crescer?

Fonte: Pixabay

Compreendendo inovação como resultado da capacidade de criar soluções para problemas previamente identificados e como algo que vem de dentro para fora, a aquisição em si de uma tecnologia não é suficiente para garantir que sua instituição de ensino seja inovadora – ao passo que as ações que promovam a geração de uma cultura empreendedora e de inovação em toda equipe, podem sim ser determinantes.

Segundo Andrea Iorio “O cenário da transformação digital impõe mudanças que não permitem nada estático, sejam empresas, pessoas ou sociedades. Tudo precisa se transformar”. Particularmente, os profissionais ligados à educação, precisam estar abertos a desaprender e a reaprender.

Mesmo depois de tantos anos do surgimento da transformação digital, ainda hoje ela não está inserida em muitas empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, em2018, 8 em cada 10 entrevistados realizaram esforços de digitalização em suas empresas nos últimos 5 anos, mas menos de um terço delas conseguiu ter sucesso em melhorar o desempenho.

As instituições de ensino não fogem a esta regra. Muitas, apesar de ter uma excelência no ensino, possuem processos que passam longe desta transformação.

É importante criar projetos estruturados onde a implementação da transformação melhore seu desempenho e sustente os ganhos existentes.

O ambiente de qualquer instituição de ensino deve favorecer a inovação, não apenas em sala de aula, mas em todos os seus processos, deve ser flexível, ter diversidade e incentivar o questionamento.

As tecnologias sim são importantes, mas são ferramentas. O principal no processo de Transformação Digital são as pessoas.

Precisamos realmente rever conceitos e processos que envolve o sistema educacional.

Todos que participam destes processos, gestores, docentes, corpo administrativo devem estar envolvidos nesta mudança.

“Tudo mudou. As empresas mudaram. A sociedade mudou. A sua vida mudou

Mas algumas coisas insistem em continuar no passado, não evoluir, pelo menos não na velocidade que deveriam. E o ensino tradicional é uma delas.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: