PROCESSOS EDUCACIONAIS E SUAS QUESTÕES

Neste artigo iremos conhecer alguns processos educacionais e como a ineficiência deles pode impactar na captação e retenção dos alunos.

Processos educacionais envolvem as rotinas diárias de uma instituição de ensino. Podemos citar alguns: financeiro, matrícula, rematrícula, admissão de novos alunos, comunicação, biblioteca.

Explico, brevemente, alguns destes processos, para trazer maior clareza:

  • Financeiro: este setor engloba o controle das despesas e receitas de maneira a manter o fluxo de caixa em níveis saudáveis;
  • Admissão de novos alunos: Basicamente, ele envolve a realização de uma prova na qual o candidato terá que obter um mínimo de aproveitamento para ingressar na instituição;
  • Matrícula: processo de registro de novos alunos;
  • Rematrícula: confirmação realizada pelo seu aluno do comprometimento de continuar os estudos em sua instituição de ensino a cada ano ou semestre.

Mesmo que a instituição atue sob pilares eficientes, é imprescindível que os processos educacionais também sejam eficientes.

Algumas ferramentas estão disponíveis para ajudar nesse processo. As planilhas são, de longe, a primeira ferramenta que as intuições em geral utilizam. Pelo menos em algum momento da existência da instituição, ela utilizou uma planilha.

O problema é que com o tempo, o aumento de alunos e de processos, essa solução acaba ficando obsoleta acarretando perdas para a instituição e em uma experiência ruim do cliente (aluno e futuro aluno).

Podemos dizer então que a gestão de processos educacionais consiste em um conjunto de ações teórico práticas que permitem à sua instituição desenvolver uma visão sistêmica de seus processos, proporcionando uma visão ampla, sem perder a atenção aos detalhes.

É primordial que as instituições entendam que a ideia de processos educacionais está diretamente ligada à experiência proporcionada ao estudante. Para ficar mais claro, você pode considerar que:

Processo: É tudo aquilo que seu potencial e atual aluno precisam fazer.

Experiência: É o que eles vão sentir ao realizar cada um dos processos educacionais adotados por sua instituição.

A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de permanência e captação de alunos.

Uma ferramenta de qualidade permite o gerenciamento das finanças, por exemplo, o cadastro de novos estudantes, o reconhecimento da situação financeira e outras questões importantes para a gestão da escola. O sistema automatizado ajuda a identificar os bons pagadores.

Desta forma, é possível oferecer desconto, por exemplo, na efetuação de uma nova matrícula, o que contribui para a permanência do aluno.

Importante as instituições de ensino entenderem que a inserção de inovação nos processos educacionais é uma mudança de paradigma que desafia pressupostos básicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: